terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Diga - NÃO! NUNCA! JAMAIS! - aos MAUS-TRATOS e VIOLÊNCIA aos animais. MAUS TRATOS, além de ser uma maldade sem proporções, É CRIME! 


Resolvemos fazer este post para lembrar que, infelizmente, muitos e muitos casos de maus-tratos e abandonos ocorreram no passado tais como o caso dos cãezinhos que eram agredidos brutalmente pelo funcionário e filho da proprietária de uma pet-shop em Engenho de Dentro-RJ quando eram deixados para tomar banho por seus tutores; um filhote de poodle que era espancado por mãe e filho em Porto Alegre; o caso da enfermeira que batia e arremessava um filhote de Yorkshire, em frente a filha de apenas 3 anos, em Goiás; o caso da morte de 33 animais, entre cães e gatos, em São Paulo, por uma pessoa que se dizia protetora e fazia um grande número de adoções; dentre tantos e tantos outros, e que ocorrem quase que diariamente assim como o recente caso de agressão à duas cadelinhas no Rio de Janeiro pelo noivo de sua tutora. Para mudarmos isso no futuro-presente, é necessário que nós, seres humanos coloquemos um "basta" a essas questões. E isso se dá não pelos canais da violência, agressão de seres humanos contra seres humanos, sejam elas em atitudes ou palavras, e pela "lei do bateu, levou"; mas através da coerência, do bom senso e do uso da maior arma que o ser humano possui: a voz. Infelizmente, na maioria dos países latino-americanos, tais como Peru, Honduras, Costa Rica, a agressão aos animais não recebem a devida atenção, e ocorrem crimes horrendos e bárbaros contra os animais. 
No Brasil, assim como no Uruguai e México, a agressão aos animais é apresentada como um delito punido com multas e prisão, porém raramente os agressores são castigados de forma devida e, em contra-ponto, no Peru, diagnosticamos o caso mais bizarro de todos, onde maus-tratos aos animais são identificados como "falta contra os bons costumes".

Entretanto, pelo mundo, as atitudes em prol do respeito aos animais ganha outros contornos. A União Européia é vista como a mais antiga no processo de proteção aos animais porque, lá, se discutem os direitos dos animais há pelo menos 200 anos, e eles competem com os Estados Unidos no quesito das "leis que combatem a crueldade animal". 
Vários procedimentos de criação animal dos Estados Unidos não são permitidos na Europa, como se amarar os pescoços de bezerros para que eles fiquem inertes e se obtenha uma carne mais macia, as chamadas vitela. 
Também está proibido em toda a Europa testes em animais para desenvolvimento de cosméticos, assim como no Reino Unido - também  componente da União Européia - instituiu que a idade mínima para se ter a tutela de um animal é de 16 anos, e menores dessa idade não podem sequer tutelar um animal doméstico se seus pais não se responsabilizarem pela guarda. O corte da cauda por razões estéticas também é proibido. 
Porém, mesmo lá, e em todo o mundo muita coisa ainda é vista e permitida, sendo considerados como crueldade e maldade contra os animais, tais como a eutanásia, e uso de animais em circos, adestrados com muitas surras e choques. 
Na verdade, no Brasil e no mundo, ainda há muito o que se fazer.

Aqui, no Brasil, Rio de Janeiro, nós, da Festa Boa Pra Cachorro, amamos, prezamos, protegemos e respeitamos todos os animais e formas de vida do Planeta. Ação essa já de conhecimento público e declarada, desde nossa fundação, através da publicação de nosso Código de Ética, acompanhado da publicação dos Direitos dos Animais, em nosso site. Caso se interesse, saiba mais em nosso tópico "Mundo Pet". 

Todos juntos em prol da vida, pelo ecossistema! 
Vamos usar a nossa VOZ para pressionar o Congresso a alterar a Lei de Maus-tratos aos animais com penas mais severas e, também, com um trabalho de conscientização de nossas crianças e adolescentes quanto ao respeito ao Planeta em que vivem, a partir do respeito à vida em sua forma mais ampla porque, afinal, a criança de hoje é o adulto de amanhã. Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário