sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia Internacional do Cã0-Guia! Pau-aurabéns!!!



Você sabia que no dia 25 de abril,  é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia? Quanto a data exata, há controvérsias, pois uns falam em dia 28 de abril, como, também, na última quinta-feira de abril. Controvérsias à parte, o mais relevante é que eles são um importante aliado para a autonomia da pessoa cega!

Pular, sentar, fingir de morto, dar a pata é tudo que costumam pedir para um cão, mas, acreditem, eles podem fazer muito mais!!! Dar a pata, pode significar muito mais do que um simples gesto, já que alguns cães estendem suas patas para quem, realmente, precisa deles.

Existem cães trabalhadores, até cães que guiam pessoas cegas! Incrível, não? São cães meigos, carinhosos que, desde que nasceram, já estavam prontos para dar amor a quem viesse a viver com eles. Porém, além do amor, eles querem e podem dar muito mais.

Os cães-guias oferecem aos seus parceiros segurança na locomoção, equilíbrio físico e emocional, facilitam sua socialização, e até sua auto estima melhora, sem contar com o fato de ser um amigo sempre presente para garantir sua independência e aquecer seu coração!

Os primeiros relatos das tentativas de treinar os peludos para a atividade são de 1780, na França. Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há no país mais de 6 milhões de pessoas com grande dificuldade para enxergar e cerca de 530 mil são cegas.

A Lei 11.126/05, conhecida como a Lei do Cão-guia, determina que “é assegurado à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo”. Além disso, define que a deficiência visual restringe-se à “cegueira e à baixa visão”.

Incrível e maravilhoso tudo isso, não?!  Pau-aurabéns aos nossos amados peludos!

0 comentários:

Postar um comentário